Yakecan
Ventos em Rio Grande chegam a 78 km/h na madrugada
Duas casas tiveram os telhados danificados no bairro Nossa Senhora de Fátima e vila Maria dos Anjos
O ciclone subtropical Yakecan que atinge o Rio Grande do Sul já se afasta da costa litorânea e provoca chuvas na manhã desta quarta-feira (18). Por sorte, a previsão de ventos de até 130 quilômetros por hora não se confirmou. Durante a madrugada, em Rio Grande, os ventos chegaram a 78 quilômetros por horas, danificando duas casas e provocando queda de luz. Em Pelotas, as rajadas de vento passaram os 60 quilômetros por hora, próximo ao aeroporto, no bairro Três Vendas, mas ainda não há registro de estragos. No Laranjal, houve queda de árvores. Conforme a CEEE Equatorial, os ventos na região Sul atingiram 103 quilômetros por hora, deixando 37 mil clientes sem luz, sendo que 22 mil já foram reestabelecidos.
Segundo a Prefeitura de Rio Grande, o último chamado recebido foi a 1h40min na rua General Câmara, no Centro, onde moradores estavam preocupados com o alagamento da rua. Foi feita visita técnica e acompanhamento da situação. Duas casas tiveram os telhados danificados pelo vento uma no bairro Nossa Senhora de Fátima e outra na vila Maria dos Anjos. Já Defesa Civil atendeu chamados de moradores preocupados com árvores de grande porte mas nenhum caso necessitou intervenção da equipe de poda emergencial. Alguns pontos do Cassino e da cidade seguem sem luz e um transformador caiu na Vila da Quinta. Na cidade, as aulas voltaram ao normal nesta quarta.
Em Pelotas não há registros até o momento de grandes estrados. A Prefeitura ainda faz o levantamento com as secretarias. Pelo site windy.com, no aeroporto foi registrado a maior intensidade de vento, com 66 quilômetro por hora. Já a velocidade máxima apontada pelo Laboratório de Agrometeorologia da Embrapa Clima Temperado, a máxima de 56 quilômetros por hora, às 0h14min.
CEEE
Segundo a CEEE Equatorial, o fenômeno atingiu, desde à tarde de terça, 67 dos 72 municípios da área de concessão da companhia de energia, percorrendo, uma atrás da outra, as regiões da Campanha, Sul, Centro-Sul, Litoral Sul, Metropolitana e Litoral Norte. Nos primeiros impactos, houve registro de 182 mil clientes sem energia, chegando a um número máximo registrado de 325 mil clientes às 22h. Na manhã desta quarta, com o trabalho das equipes da CEEE Grupo Equatorial em campo, já houve o restabelecimento de 138 mil clientes ou 42% dos clientes desligados, assim distribuídos por cada regional:
Neste momento, a CEEE Grupo Equatorial registra 187 mil clientes sem energia, localizados, principalmente, nos municípios de Porto Alegre, Pelotas, Viamão, Tramandaí, Guaíba, Rio Grande, Osório, Torres, Alvorada e Santa Vitória do Palmar, com equipes em campo para restabelecimento o mais rápido possível.
É importante ressaltar que o ciclone Yakecan trouxe vários impactos à rede elétrica, incluindo rajadas de ventos de mais de 100 km/h por hora, incidência de árvores (11, por exemplo, somente em Porto Alegre), galhos e outros objetos sobre a rede de distribuição de energia elétrica, como telhas de casas, causando interrupções e corte em cabos além da derrubada de postes de distribuição. Por isso, os prazos para a solução das ocorrências dependem da complexidade de cada caso.
Saúde
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Salgado Filho, Porto, Colônia Osório e Loteamento Osório estão com atendimentos ao público prejudicados na manhã desta quarta-feira, em função da falta de energia elétrica, possivelmente causada pelos fortes ventos que atingiram Pelotas e região desde a tarde de terça. Equipamentos e tomadas do prédio apresentam problemas técnicos e a CEEE Equatorial já foi acionada, mas ainda não há previsão para o restabelecimento da eletricidade. As equipes de saúde das UBSs se mantêm nos locais para fazer o acolhimento dos usuários e informar sobre a situação, e alguns atendimentos poderão sofrer prejuízo por dependerem de energia elétrica.
A unidade Salgado Filho é Sentinela para síndromes gripais, por isso a orientação da Secretaria Municipal de Saúde é de que na medida do possível o público se dirija às demais Sentinelas, que são as UBSs Leocádia, PAM Fragata e CSU Cruzeiro.
Previsão
Nesta quarta-feira o ciclone subtropical começa a se afastar do Estado a partir do litoral norte. Contudo, este ainda deve causar pancadas de chuva ao longo do dia nas regiões nordeste, leste e sul, com variação de nebulosidade nas demais regiões. Rajadas moderadas de vento previstas para a costa gaúcha, com possibilidade de ocorrência de ressaca no litoral norte. Temperatua em Pelotas é de 15ºC, com máxima de 17ºC.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário